quarta-feira, 24 de outubro de 2007

VERBETE II

Argumento: do Lat. Argumentu s. m., raciocínio de onde se tira a respectiva conclusão;
razão; prova; exposição sucinta; assunto; enredo; história preparada especialmente para cinema; discussão; altercação.

Corpo: do Lat. Corpu s. m., qualquer porção limitada de matéria; a parte material de um ser animado; cadáver; busto; parte do organismo humano que compreende o tórax e o abdómen; parte do vestuário feminino que se ajusta ao tronco; conjunto de oficiais e soldados pertencentes a uma arma especial ou destinado a um certo serviço; conjunto; agremiação; grupo; espessura; consistência; colecção; unidade de medida dos caracteres tipográficos; a parte principal de muitas coisas.

Espaço: do Lat. Spatiu s. m., extensão indefinida; vácuo situado além da atmosfera da Terra, onde se encontram todos os corpos celestes do Universo; área; duração; demora; adiamento, prorrogação; porção de tempo entre dois limites, prazo; mús., intervalo de uma linha a outra na pauta musical; Mecân., trajectória descrita por um ponto em movimento.
Matéria: do Lat. materia, aquilo de que uma coisa é feita s. f., tudo aquilo de que uma coisa é feita, que ocupa espaço, que tem peso e que pode impressionar os nossos sentidos; substância que pode tomar determinadas formas ou em que actua certo agente; produto destinado ao emprego e transformação através de meios técnicos; pus que se forma nas feridas;

Nenhum comentário: