domingo, 30 de setembro de 2007

O livro que marcou minha vida foi letra escarlate de Nathaniel Hawthorne


Esse livro, que se tornou filme, mostra em detalhes a situação da mulher na sociedade do século 17.
A chegada de Hester Prynne em Massachussetts Bay Colony com sonhos de uma vida melhor. O marido ficara para trás, viria mais tarde. A ela cabia a tarefa de organizar todo o necessário para a estadia do casal naquele lugar. Mulher determinada, forte, destemida, moderna. Com essas características, a senhora Prynne chocava a sociedade local. Não se preocupava em esconder a cabeça ou o colo. Possuía conhecimento “de homem”, argumentava com qualquer um que tentasse impor-lhe regras descabidas. Essas atitudes escandalizavam os outros moradores da pequena cidade que olhavam-na com reprovação. As mulheres dessa época não apenas aceitavam as condições de sujeição a que estavam sendo submetidas como procuravam manter essa relação, discriminando qualquer outro tipo de comportamento. Os homens pensavam que uma mulher liberada que chocava a sociedade por pensar por conta própria, só poderia ser alguém sem respeito, vista apenas como objeto de prazer sexual
As pessoas que ali chegaram, trouxeram consigo todos os antigos preconceitos e regras. O Estado e a religião confundiam-se. A intolerância parecia coisa natural. Havia um conflito entre homens brancos e índios. As autoridades políticas e religiosas aguardavam um sinal de Deus para tomar uma atitude. Hester tornou-se a principal razão dos males que assolavam a sociedade o que justificou atitudes de discriminação, preconceito, injustiça e intolerância.
havia todo um contexto que corroborava para a discriminação da mulher nos séculos passados. Romper com esse paradigma foi algo muito valoroso e demandou muito tempo.

Neila

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

item 2

Nas nossas áreas de conhecimentos e nas nossas aulas (português/historias), circulam gêneros semelhantes como: noticias de jornal, textos de livros didáticos, de internet, opiniões , charges, tiras, filmes, ...... . Em alguns gêneros como os não verbais ou aqueles que exigem maior interpretação os Alunos apresentam maior dificuldade quaqndo precisam fazer inter-relação entre textos, ou reconhecer figuras como ironia por exemplo. Como hipótese para tais dificuldades identificamos tanto a dificuLdade de acesso dos alunos a jornais e revistas, o que gera a falta de leitura e familiaridade com diferentes gêneros.

leandro e neila

questão do enem

Para responder estas questões o aluno precisa ter conhecimento e conseguir interpretar diferentes tipos de textos verbal e não verbal.

O que é leitura?

Leitura é o ato de interpretar e entender uma determinada forma de expressão, seja ela ; verbal: palavras orais ou escritas. conversas por telefone, rádio, computador, entrevistas, telegramas, etc; ou não verbal: imagens desenhos, ilustrações, gráficos e símbolos como telas de pintura, fotos, partituras, placas de sinalização, logotipos, bandeiras, etc.

O que é texto?

Texto é uma unidade de estudos acima das frases e períodos, dotada de fenômenos próprios e inexplicáveis pelas teorias gramaticais. Um texto pode ser escrito ou oral, e em sentido lato pode ser também não-verbal.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

O livro que marcou minha vida



Um dos livros que marcou minha vida, como deficiente físico e principalmente para minha formação profissional foi “ o Diário de Helen Keller”. Comprei-o depois de assistir ao filme Anne Sullivan’s miracle – O milagre de Anne sullivan – de 1962.
Esse livro é vida de Helen Adams Keller nascida em 27 de junho de 1880 em Tuscumbia, Alabama, descendente de tradicional família do Sul dos Estados Unidos, filha do Capitão Arthur Keller, Prefeito de Alabama do Norte em 1885, é a história de uma criança que aos dezoito meses de idade ficou cega e surda subitamente, devido a uma doença que foi diagnosticada naquela época como febre cerebral, sendo provável que tenha sido escarlatina, e de sua luta árdua e vitoriosa para se integrar na sociedade, tornando-se além de célebre escritora, filosofa e conferencista, uma personagem famosa pelo trabalho incessante que desenvolveu para o bem estar das pessoas portadoras de deficiências.
A trajetória de Helen é acompanhada de perto por Anne Sullivan, a professora que não se conforma com a situação de Helen e consegue a muito custo se comunicar com ela.


Algumas frases extraídas de suas obras:


"Não há melhor maneira de agradecer a Deus pela visão, do que dar ajuda a alguém que não a possui."


"Se metade do dinheiro hoje gasto em curar cegueira, fosse utilizado em preveni-la, a sociedade ganharia em termos de economia sem mencionar considerações de felicidade para a humanidade."


"Que toda criança cega tenha oportunidade de receber educação e todo adulto cego, uma oportunidade para treinamento e trabalho útil."


"Quando uma porta de felicidade fecha-se, uma outra se abre; mas muitas vezes, nós olhamos tão demoradamente para a porta fechada que não podemos ver aquela que se abriu diante de nós. É maravilhoso ter ouvidos e olhos na alma. Isto completa a glória de viver."


"Atraímos sobre nós sofrimentos desnecessários quando exageramos a extensão da nossa dor."
"Não peçamos tarefas iguais às nossas forças, mas forças iguais às nossas tarefas."


"Muitos olham para dentro de si e nada encontram e disto concluem que também fora deles nada existe."


"Não há barreiras que o ser humano não possa transpor."




Leandro

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Esferas de Atividades humanas e os gêneros do discurso

Esfera de atividade representada: Sala de aula.

Atores envolvidos: Direção, professores, alunos, funcionários envolvidos nos setores da secretária, merendeiras, ajudante geral, inspetores.

Interesses/perspecticas em jogo: Passar o conteúdo que preparamos para a aprendizagem de nossos alunos, manter a disciplina dentro da sala de aula e fora também , fazer com que ele se torne um cidadão crítico, responsável e bem aceito na sociedade.

Exemplos de atividades realizadas na esfera: Aula expositiva, seminários, debates, entrevistas, leitura de artigos , textos.

Gênero em circulação: Palestras, seminários, conferências, debates.

Esferas de Atividades humanas e os gêneros do discurso

Esfera de atividade representada: Laboratorial

Atores envolvidos: Cientistas, médicos, analistas.

Interesses/perscectivas em jogo: Fazer análises, pesquisas sobre determinada fórmula de medicamento ou plantas.

Exemplo de atividades realizadas na esfera: Construção da bula de medicamentos, descobertas de cura para novas doenças como o câncer, aidis e outras.

Gêneros em circulação: Congressos, palestras, conferências, seminários, etc.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Antecipação ou predição do título: Se um viajante numa noite de inverno.

O título é um convite a uma viagem literária, que será realizada numa noite de inverno.

Parodia: Como não ler um livro.

Antes de começar a ler o romance, se estresse muito, fique bravo, dê uns gritos. Procure pensar nas contas e em todos os seus problemas e principalmente no salário. Abra todas as portas e janelas, para que todos os sons invadam as sua casa. Procure ver se tem alguns televisor, radio ou eletrodoméstico ligado, se não tiver ligue todos com o volume no máximo. Posicione de forma bastante desconfortável, de preferência ajoelhado em tampinhas de garrafa ou em grãos de milho. Use sapatos muito apertados, daqueles que apertam todos os calos. Apague a luz ou então acenda refletores para que as letras fiquem reluzentes. Beba bastante cerveja e não faça xixi antes da leitura. Se você for fumante, deixe de comprar cigarros nesse dia. Depois de tudo isso se ainda conseguir ler esse livro ou você é um leitor nato ou o livro terá conseguido te envolver tão magicamente a ponto de você transpor qualquer barreira nessa viagem mágica que é a leitura.

Depoimento de Leitura e Escrita

Ler é sempre uma viagem. Não importa o que lemos. O prazer inesperado pode surgir num quadrinho, numa poesia, numa revista, num romance dramático ou até mesmo num livrinho de piadas. É lógico que como professores, precisamos enriquecer nosso dia a dia com os mais variados tipos de textos, e nunca deixar de lado os clássicos ou aqueles recomendados pela literatura. Sem incentivo meus alunos a lerem muito, num podo ou critico um livro que acredite não ser o ideal, mas sutilmente procuro sugerir ou direciona-lo para que também se interesse por outros textos.
Leandro.

Depoimento de Leitura e Escrita

Quando pegamos um livro para lermos viajamos pelo seu interior, entramos na história vivenciamos todos os passos . E acho que é muito importante esse tipo de leitura , já na escrita podemos aprender a cada texto e qualquer coisa que queremos relatar. Quanto mais lemos mais vivencia teremos para a escrita.
Neila

Fórum de discussão: a leitura e a escrita devem merecer a atenção de todas as disciplinas?

Sim, pois em todas as disciplinas se tem contacto com diferentes linguagens e textos. Logo há a necessidade de os professores, sempre que necessário, dêem atenção á leitura, escrita e interpretação.

Relato de Experiências

Para mim foi uma experiência nova, pois não tinha contacto com internet e era um pouco leiga em computação.
Neila


Apesar de já conhecer e usar com freqüência, tanto o computador como a internet, o conteúdo é muito interessante, pois indica os caminhos de como utilizar estas tecnologias no dia a dia com os alunos.
Leandro

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

expectativas

Esperamos com este curso aprimorar nossos conhecimentos no uso das novas tecnologias de modo a podermos utililiza-las com alunos em nossas escolas .

Apresentação - Neila

Eu sou Neila, tenho 42 anos sou professora de História na EE. Professor Adelino Bertani na cidade de Mesópolis, diretoria de Jales S.P.

Apresentação - Leandro

Eu sou Leandro, tenho 34 anos de idade, dos quaisa 13 de funcionalismo público e 10 de magistério. Sou professor de português e inglês readaptado na EE Orestes Ferreira de Toledo, em Palmeira d'Oeste, Diretoria de Ensino da Região de Jales.