terça-feira, 25 de setembro de 2007

O livro que marcou minha vida



Um dos livros que marcou minha vida, como deficiente físico e principalmente para minha formação profissional foi “ o Diário de Helen Keller”. Comprei-o depois de assistir ao filme Anne Sullivan’s miracle – O milagre de Anne sullivan – de 1962.
Esse livro é vida de Helen Adams Keller nascida em 27 de junho de 1880 em Tuscumbia, Alabama, descendente de tradicional família do Sul dos Estados Unidos, filha do Capitão Arthur Keller, Prefeito de Alabama do Norte em 1885, é a história de uma criança que aos dezoito meses de idade ficou cega e surda subitamente, devido a uma doença que foi diagnosticada naquela época como febre cerebral, sendo provável que tenha sido escarlatina, e de sua luta árdua e vitoriosa para se integrar na sociedade, tornando-se além de célebre escritora, filosofa e conferencista, uma personagem famosa pelo trabalho incessante que desenvolveu para o bem estar das pessoas portadoras de deficiências.
A trajetória de Helen é acompanhada de perto por Anne Sullivan, a professora que não se conforma com a situação de Helen e consegue a muito custo se comunicar com ela.


Algumas frases extraídas de suas obras:


"Não há melhor maneira de agradecer a Deus pela visão, do que dar ajuda a alguém que não a possui."


"Se metade do dinheiro hoje gasto em curar cegueira, fosse utilizado em preveni-la, a sociedade ganharia em termos de economia sem mencionar considerações de felicidade para a humanidade."


"Que toda criança cega tenha oportunidade de receber educação e todo adulto cego, uma oportunidade para treinamento e trabalho útil."


"Quando uma porta de felicidade fecha-se, uma outra se abre; mas muitas vezes, nós olhamos tão demoradamente para a porta fechada que não podemos ver aquela que se abriu diante de nós. É maravilhoso ter ouvidos e olhos na alma. Isto completa a glória de viver."


"Atraímos sobre nós sofrimentos desnecessários quando exageramos a extensão da nossa dor."
"Não peçamos tarefas iguais às nossas forças, mas forças iguais às nossas tarefas."


"Muitos olham para dentro de si e nada encontram e disto concluem que também fora deles nada existe."


"Não há barreiras que o ser humano não possa transpor."




Leandro

2 comentários:

Cid disse...

Muito bem! Agora vamos acelerar............... Abraços............

Tamar disse...

Leandro, li a biografia de Helen Keller no livro "Mulheres que mudaram o mundo", de Gabriel Chalita e fiquei emocionada com a garra desta mulher. Bjs, Tamar.